04 maio 2007

FESTAS DO SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES

A Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, é a principal festa religiosa açoriana. Realiza-se sempre no quinto domingo após a Páscoa.

Neste ano de 2007, o auge da festa será no domingo, dia 13 de Maio, com a procissão. Por esta altura, milhares de peregrinos, numa autêntica manifestação de fé e devoção, deslocam-se a São Miguel, para pagarem as suas promessas, num agradecimento pela graça recebida do Senhor Santo Cristo, numa hora de sofrimento.

O culto teve início no final do séc. XVII com a fama dos milagres obtidos por Intercessão do Senhor Santo Cristo, cuja imagem se venera no Convento de Nossa Senhora da Esperança, no Campo de São Francisco (Praça 5 de Outubro). Data dessa época a procissão, já com mais de trezentos anos, que ainda hoje segue itinerário idêntico e percorre grande parte da cidade de Ponta Delgada, durante cinco horas. Na procissão incorporam-se dezenas de milhares de fiéis vindos de todas as ilhas dos Açores, das comunidades açorianas espalhadas pelo mundo e de outras proveniências. É a maior procissão do país.

Na altura das festas, a cidade engalana-se com arcos e iluminações. As ruas por onde passa a procissão são atapetadas de FLORES artisticamente dispostas., de todas as espécies e CORES. No domingo, a procissão com a imagem no seu famoso baldaquino decorado de flores. À devoção dos fiéis junta-se o convívio e a alegria do arraial, do fogo de artifício, da música tocada por dezenas de filarmónicas. Ponta Delgada é uma cidade cheia de COR e animação durante os seis dias em que duram os festejos.

O Feriado Municipal de Ponta Delgada é, desde 1952, a segunda-feira do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

4 comentários:

Lurdes Pereira disse...

Olá Ana!!Tenho um desafio para ti no meu blog.Gostava muito que aceitasses.Depois diz-me alguma coisa.Não há pressa!!É só quando tiveres tempo, ok?!

Anónimo disse...

este no comemora-se as festas do senhor santo cristo em abril. começa no dia 25.

Anónimo disse...

este no comemora-se as festas do senhor santo cristo em abril. começa no dia 25.

Unknown disse...

As stated by Stanford Medical, It's really the one and ONLY reason women in this country get to live 10 years more and weigh 19 kilos lighter than us.

(And really, it has absolutely NOTHING to do with genetics or some secret exercise and absolutely EVERYTHING related to "how" they eat.)

BTW, What I said is "HOW", and not "what"...

Click on this link to discover if this quick questionnaire can help you unlock your true weight loss possibility